ITIL life cycle

Para responder à  pergunta “ITIL o que é”, é necessário falar do ITIL life cycle ou ITIL service lifecycle. Atenção, é o esquema de certificação ITIL V3 ou ITIL 2011 que está alinhado ao ciclo de vida. O esquema ITIL 4 já não segue o esquema do ITIL life cycle. Contudo, este ITIL service lifecycle ajuda a explicar a evolução do ITIL e continua a ser relevante para o ITSM. Veremos assim em maior detalhe o que é.

Portanto, o ciclo de vida dos serviços de ITIL consiste em 5 áreas práticas ou fases. Estas fases ajudam assim, a estruturar o serviço de gestão do TI permitindo uma maior organização dos departamentos de TI e como podem apoiar o negócio. Assim, estas fases são:

Service Strategy

Esta fase foca-se na definição de serviços como ativos estratégicos, e depois na manutenção e implementação da estratégia. Em suma, os princípios de service strategy abordam processos de negócio, governança corporativa e conformidade, políticas, cultura corporativa, e tomada de decisão, e garantir que a empresa está focada no melhoramento de serviços.

Service Design

Nesta fase inclui-se a avaliação dos processos de gestão do negócio (nível serviço, disponibilidade, capacidade, etc.) para por um aldo desenhar e desenvolver novos serviços, e por outro lado, melhorar serviços já oferecidos.

Service Transition

Esta fase cobre a transição do desenvolvimento para as operações, incluindo portanto, testes e controlo de qualidade.

Service Operation

Esta fase define como gerir serviços quando já estão em produção. Esta fase aborda, assim, os processos do service operation, como gestão de eventos, gestão de acessos, resposta a incidentes, ciclo de vida da aplicação e por fim, suporte do helpdesk.

Continuous Service Improvement

Esta fase define novos requisitos para as fases posteriores do ITIL baseados no feedback das operações e níveis de serviço. Assim, as fases ajudam a garantir que as políticas e procedimentos são seguidos e que o nível de serviço acordado é cumprido.