ITSM Software

O ITSM Software ou Software ITIL permitem que as equipas de TI se alinhem com as necessidades do negócio. Permite, ainda que adoptem uma abordagem estratégica para a mudança, transformação e crescimento da organização. Contudo, há uma grande variedade de ferramentas e de software de ITSM disponíveis, desde aplicações independentes até serviços de plataforma. Todavia, nem todos servem para todas as empresas. Ou seja, não existe um modelo que sirva para todos.

Muitas vezes ouvimos as equipas de TI reclamarem. Costumam reclamar que as ferramentas tradicionais de ITSM que usam são inflexíveis. Ou seja, são difíceis de personalizar e adaptar aos requisitos em evolução. Por outro lado, também tende a haver ferramentas diferentes para os vários processos de ITSM. Nesse sentido, as ferramentas modulares criam barreiras, separam as pessoas e promovem a falta de visibilidade entre as equipas. Ainda mais, as ferramentas tradicionais de ITSM são geralmente difíceis de implantar e gerir. Por outro lado, os utilizadores finais evitam a adopção de ferramentas que não são intuitivas. Tudo isto leva a que recursos de ITSM de self-service sejam deficiente ou inexistentes.