ITIL Principles

Os ITIL Guiding Principles são uma das ferramentas que ajudam a tomar melhores decisões de gestão de serviços e para gerar maior valor.

Assim, os 7 ITIL Guiding Principles são:

    • Focus on value

    • Start where you are

    • Progress iteratively with feedback

    • Collaborate and promote visibility

    • Think and work holistically

    • Keep it simple and practical

    • Optimize and automate

1. Focus on Value

As iniciativas da organização devem criar valor para os stakeholders. Ou seja, o foco está em gerar valor para os clientes e utilizadores. No entanto, pode ser gerado para outros stakeholders, tais como reguladores, colaboradores e acionistas. Por fim, este valor não é necessariamente financeiro.

2. Start where you are

Este princípio afirma que é preferível considerar o que se tem no momento, do que rejeitar tudo e reiniciar de novo. Assim, as organizações preservam o valor actual, enquanto geram melhorias incrementais. Ainda mais, este princípio ajudar a desenvolver e motivar a equipa, porque preserv e valoriza as suas contribuições anteriores.

3. Progress iteratively with feedback

Este princípio afirma que os resultados não devem ser entregues de uma vez. Ao contrário, os resultados devem ser entregues em ciclos rápidos e curtos que permitam incorporar feedback do cliente. Dessa forma, as equipas podem reduzir o risco de entregar resultados desadequados. Para além disso, as equipas podem responder de forma rápida a alterações de contexto e de necessidades.

ITIL Guiding Principles

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4. Collaborate and promote visibility

Este princípio reforça que as equipas que trabalham de forma colaborativa criam, dessa forma, mais valor, do que as pessoas que trabalham em silos. Assim, em vez de o trabalho ser organizado em função da especialização funcional, ou em função da unidade organizacional envolvida, as equipas trabalham em estreita colaboração.

5. Think and work holistically

Os serviços, recursos e processo são, dessa forma, interdependentes. Assim, decisões de gestão de serviços podem gerar melhorias locais, mas gerar problemas, riscos, desperdícios ou bloqueios no resto da organização. Por isso, este princípio afirma que é preciso considerar como o trabalho contribui para a geração de valor. Dessa maneira, as decisões de gestão de serviços contribuem mais facilmente para o todo.

6. Keep it simple and practical

Este princípio afirma que as equipas devem-se focar nas coisas simples que, dessa maneira, criam valor. Por outro lado, devem evitar e questionar processos complexos. Para além disso, devem usar o mínimo de etapas possíveis, e eliminar aquilo que não criar valores para os stakeholders.

7. Optimize and automate

Este princípio afirma que os recursos devem ser usados, dessa maneira, de forma eficaz e eficiente. Como resultado, sempre que possível as tarefas devem ser automatizadas. Assim, só se deve recorrer a trabalho manual quando a automatização não é possível. Por fim, a simplificação dos processos também podem contribuir para eliminar ineficiências.